domingo, 1 de maio de 2011

Capsulite Adesiva ("Ombro Congelado") Abordagem Ortopédica e Fisioterapêutica

INTRODUÇÃO
A maioria das descrições sobre esta patologia cita Earl Codman: “Este é um grupo de casos que acho difícil definir, tratar e explicar sob o ponto de vista de patologia”. Essa frustração acompanha os médicos e reabilitadores até os dias de hoje. O quadro 1 mostra uma lista das denominações e teorias sobre a capsulite adesiva.
A patologia ocorre essencialmente na cápsula articular; ela se encontra espessada, inelástica e friável. Ocorre fibrose e infiltração perivascular aumentada. O líquido sinovial é normal. O volume da articulação é sempre diminuído, em torno de 3-15ml, ao invés de 20-25ml da capacidade articular normal. O fator determinante da alteração patológica, no entanto, não é ainda conhecido.
O quadro clínico se caracteriza por dor mal localizada no ombro de início espontâneo, geralmente sem qualquer história de trauma. Essa dor se torna muito intensa, mesmo em repouso, e à noite; ela costuma diminuir de intensidade em algumas semanas. A mobilidade do ombro se torna rapidamente limitada em todas as direções (elevação, rotação interna, rotação externa, abdução). Uma das características sempre presente é o bloqueio total da rotação externa e interna, já que esta patologia ocorre especificamente na articulação glenume-ral. Acomete especialmente indivíduos entre 40-60 anos, do sexo feminino. O lado mais envolvido é o não dominante.Observa-se que muitas patologias ocorrem em concomitância com a capsulite adesiva: tiroidopatias, diabete, doenças auto-imunes, doença degenerativa da coluna cervical, doença intratorácica (pneumopatia, infarto agudo do miocárdio), doença neurológical (TCE, AVC, tumores), doença psiquiátrica, etc.
  
Download do Artigo: Capsulite adesiva ("ombro congelado") - Abordagem Multidisciplinar







Nenhum comentário:

Postar um comentário