domingo, 17 de julho de 2011

Relevância Biomecânica dos Músculos Multifidos na Estabilização Lombar

Mauro Luís Barbosa Júnior

RESUMO 
A instabilidade lombar é apontada como causa primária e secundária da dor lombar, sendo fatores externos que levam ao aumento da mobilidade do segmento vertebral e discopatias, sobrecarga e compressão de raízes nervosas, respectivamente.
Uma vez que os elementos estáticos da coluna vertebral, que sofreram ação externa lesionando-se,  já não respondem à estabilização provida por estes,  se faz necessário a ação dos elementos dinâmicos.  Porem na presença da dor lombar esses elementos, sistema musculotendíneo, sendo mais específico os músculos multifidos, não atuam eficientemente, gerando assim a necessidade de recondicionamento do mesmo.
O processo usado para o recondicionamento dos músculos multífidos é através  de exercícios específicos desenvolvido pela técnica de Estabilização Segmentar Vertebral, onde envolvem não só os músculos multífidos, mas também os músculo transverso do abdomem.
O motivo pelo qual o músculo multífido teve tamanha relevância é devido sua ação estabilizadora no segmento vertebral e pela atrofia encontrada nele durante episódios de dor lombar tanto agudo, quanto crônico, gerando um controle neural falho do músculo, tornando assim deficiente sua ação estabilizadora.
Um programa de reabilitação para lombalgia onde não se preconiza o recondicionamento dos músculos multífidos diminuem ou mesmo cessão sua sintomatologia, porém devido a permanência da atrofia no músculo a dor retorna, diferentemente do resultado da aplicação da técnica de Estabilização Segmentar Vertebral onde as recidivas não acontecem.

Download do Artigo: Relevância Biomecânica dos Músculos Multifidos na Estabilização Lombar | Fisio Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário