domingo, 24 de julho de 2011

Efetividade do Treinamento Muscular Excêntrico no Tratamento da Tendinopatia Patelar

Polli Fujita, Gustavo P. André de Camargo Leme.

RESUMO
A tendinopatia patelar é um problema freqüente no âmbito da medicina desportiva. No entanto, o processo fisiopatológico deste tipo de lesão ainda é uma dúvida para os profissionais que atuam com reabilitação esportiva. Evidências histológicas sugerem que as tendinopatias patelares são acompanhadas por alterações degenerativas, ao invés de inflamatórias, o que causou mudança importante nos objetivos e condutas do tratamento. O objetivo do presente trabalho é, através de revisão bibliográfica consistente, demonstrar a efetividade que um programa de exercícios excêntricos do quadríceps tem no tratamento das tendinopatias patelares. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, com referências entre os anos de 1986 a 2009. As buscas foram feitas em sites de bases de dados em saúde, BIREME, MEDLINE e PEDro. A maioria dos estudos sugere que o treinamento excêntrico  pode ter um efeito positivo no tratamento das tendinopatias, porém há uma escassez de estudos de alta qualidade em apoio de sua eficácia clínica em relação a outros tratamentos e a recomendação de um protocolo específico ainda é limitado.

ABSTRACT
The patellar tendinopathy is a frequent problem in the context of sports medicine, but its pathophysiological process stills unclear for the professionals who deal with sports rehabilitation. Histological evidences require that patellar tendinopathy are accompanied by degenerative and non-inflammatory changes, factor that caused an important change in the objectives and conduct in treatment. The objetive of this study is to demonstrate, through a literature review, the effectiveness of an eccentric quadriceps exercise program in the treatment of patellar tendinopathy. The methodology used was a literature search with references between the years of 1986 to 2009. The searches were done in health databases such as BIREME, MEDLINE and PEDro. Most studies suggest that eccentric training may have a positive effect in the treatment of tendinopathies, but there is a lack of high-quality studies that support of their clinical efficacy compared to other treatments and the recommendation of a special protocol is still limited.

Download do Artigo: Efetividade do Treinamento Muscular Excêntrico no Tratamento da Tendinopatia Patelar. | Rev. Ensaios e Ciência

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tenosinovite Estenosante dos Flexores – Dedo em Gatilho

Rames Mattar Junior

RESUMO
A tenosinovite estenosante dos flexores, conhecida como dedo em gatilho, é uma afecção freqüentemente vista por médicos que trabalham na área da Medicina Ocupacional, ortopedistas e cirurgiões de mão. O propósito deste capítulo é apresentar de maneira sumária informações sobre os aspectos dessa condição, que possam interessar e ser relevantes aos profissionais de saúde. Os tópicos abordados incluem observações clínicas relacionadas à etiologia, fatores de risco, diagnóstico e condutas frente aos casos da doença.

ABSTRACT
Stenosing tenosynovitis of the exors, known as trigger nger, is a very common problem seen by the Occupational Medicine practitioners, the orthopaedic surgeon and the hand surgeon. The purpose of this chapter is to summarize information on aspects of this condition likely to be of interest and relevant to the health professionals. Topics
covered include clinical observations related to ethiology, risk factors, diagnosis and case management.


Download do Artigo: Tenossinovite Estenosante dos Flexores (Dedo em Gatilho) | Rev. Albert Einstein

domingo, 17 de julho de 2011

Técnicas de Cinesioterapia Respiratória e Manobras de Higiene Brônquica (MHB).

Bruno Lopes Rossetti, Marcos Alexandre, Alexandre Carneiro Costa, Karla Regina Rocha. 

1. INTRODUÇÃO
Tem sido muito discutidos a fundamentação das técnicas manuais ( recursos manuais ) empregados na fisioterapia respiratória bem como as questões relativas a diversidade terminológica que essas técnicas adquirem, com o passar do tempo, para cada profissional da área. Isso provavelmente ocorre pela escassez de bibliografias básicas, assim como pela ausência de estudos científicos que fundamentem o assunto. (Costa, D Fisioterapia respiratória básica, 1999)
Não pretende neste capitulo estabelecer uma nomenclatura única para ser seguida, tampouco esgotar o assunto, mais expressar os conceitos de uma pratica bastante conhecida e há muito utilizada no dia-a-dia da fisioterapia respiratória. Para tal, será empregada uma terminologia que expresse o que de fato encerram os conteúdos e objetivos das técnicas e procedimentos terapêuticos que constituem os recursos manuais da fisioterapia respiratória. (Costa, D Fisioterapia respiratória básica, 1999)
Os recursos manuais da fisioterapia respiratória compõe um grupo de técnicas de exercícios manuais específicos que visam a prevenção, no intuito de evitar a complicação de um quadro de pneumopatia instalado, á melhora ou reabilitação de uma disfunção toracopulmonar e ao treinamento e recondicionamento físico das condições respiratórias de um pneumopata. Visam também ao condicionamento físico e respiratório a educação de um individuo sadio normal, como respirar corretamente, como forma de prevenção no intuito de evitar que uma disfunção respiratória ou uma disfunção se instale. (Costa, D Fisioterapia respiratória básica, 1999)
Estes recursos são chamados por serem empregados sem o uso de equipamentos, podendo também ser enquadrados na cinesioterapia respiratória: por essa razão são chamados de manobras cinesioterapeuticas respiratórias ou manobras manuais da fisioterapia respiratória. 

Download do Artigo:  Técnicas de Cinesioterapia Respiratória e Manobras de Higiene Brônquica | Fisio Web

Relevância Biomecânica dos Músculos Multifidos na Estabilização Lombar

Mauro Luís Barbosa Júnior

RESUMO 
A instabilidade lombar é apontada como causa primária e secundária da dor lombar, sendo fatores externos que levam ao aumento da mobilidade do segmento vertebral e discopatias, sobrecarga e compressão de raízes nervosas, respectivamente.
Uma vez que os elementos estáticos da coluna vertebral, que sofreram ação externa lesionando-se,  já não respondem à estabilização provida por estes,  se faz necessário a ação dos elementos dinâmicos.  Porem na presença da dor lombar esses elementos, sistema musculotendíneo, sendo mais específico os músculos multifidos, não atuam eficientemente, gerando assim a necessidade de recondicionamento do mesmo.
O processo usado para o recondicionamento dos músculos multífidos é através  de exercícios específicos desenvolvido pela técnica de Estabilização Segmentar Vertebral, onde envolvem não só os músculos multífidos, mas também os músculo transverso do abdomem.
O motivo pelo qual o músculo multífido teve tamanha relevância é devido sua ação estabilizadora no segmento vertebral e pela atrofia encontrada nele durante episódios de dor lombar tanto agudo, quanto crônico, gerando um controle neural falho do músculo, tornando assim deficiente sua ação estabilizadora.
Um programa de reabilitação para lombalgia onde não se preconiza o recondicionamento dos músculos multífidos diminuem ou mesmo cessão sua sintomatologia, porém devido a permanência da atrofia no músculo a dor retorna, diferentemente do resultado da aplicação da técnica de Estabilização Segmentar Vertebral onde as recidivas não acontecem.

Download do Artigo: Relevância Biomecânica dos Músculos Multifidos na Estabilização Lombar | Fisio Web

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Condutas Fisioterapêuticas na Hérnia de Disco Lombar

Elaine G. Pires

RESUMO
A hérnia de disco é uma patologia que atinge frequentemente a coluna lombar, por ser uma região de grande mobilidade, sofrendo forças de compressão e cisalhamento, tornando o núcleo pulposo vulnerável ao deslocamento. Desequilíbrios musculares, traumas, esforços nas avd’s, posturas que facilitam a desorganização da distribuição das pressões do disco são alguns dos mecanismos que favorecem a degeneração com conseqüente projeção do núcleo. Para tanto, alguns tratamentos abordados nesse estudo visam a recuperação da função vertebral em sua mobilidade, equilíbrio das forças atuantes no segmento e muscular, através da analgesia, supressão do quadro inflamatório, buscando o retorno do paciente às suas atividades. O diagnóstico
consiste em exame clínico complementado por exame de imagem para melhor acerto do nível envolvido. É importante analisar a história natural da hérnia para determinar o tratamento adequado, sendo o método conservador a primeira opção antes de se pensar em tratamento cirúrgico. A hérnia de disco é uma condição freqüente dentro da fisioterapia, porém as condutas propostas devem estar adequadas às situações particulares de cada indivíduo para que os resultados estejam de acordo com as expectativas tanto do terapeuta quanto do paciente. O presente estudo verificou através de uma revisão bibliográfica, que diversos métodos podem ser empregados, obtendo melhora significativa em todas as técnicas  abordadas, porém, a grande dificuldade é verificar como a patologia se comporta com o passar do tempo, visto que os estudos abordados não possuem caráter longitudinal. 

ABSTRACT
The disc herniation is a pathology that reaches the lumbar column frequent, for being a region of the great mobility, suffering forces from compression and shear, becoming the vulnerable pulposo nucleus the displacement. Muscular disequilibria, traumas, efforts in avd's, positions that facilitate the disorganization of the distribution of the pressures of the disc are some of the mechanisms that favor the degeneration with consequent projection of the nucleus. For in such a way, some boarded treatments in this study aim at the recovery of the vertebral function in its mobility, balance of the operating forces in the muscular segment and, through the analgesia, suppression of
the inflammatory picture, searching the return of the patient to its activities. The diagnosis consists of clinical examination complemented by examination of image for better rightness of the involved level. It is important to analyze the natural history of the hernia to determine the adjusted treatment, being the method conservative the first option before if thinking about surgical treatment. The lumbar disc herniation is a frequent condition inside of the fisioterapia, however the behaviors proposals must be adequate to the particular situations of each individual so that the results are in accordance with the expectations in such a way of the therapist how much of the patient. The present study it verified through a bibliographical revision, that diverse methods can be employees, getting significant improvement in all the boarded
techniques, however, the great difficulty is to verify as the pathology if it holds with passing of the time, since the boarded studies do not possess longitudinal character.

Download do Artigo:   Condutas Fisioterapêuticas na Hérnia de Disco Lombar | Fisioterapia e Saúde